O mês de julho marca o início do projeto “Dignidade Humana”, uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), voltada ao fortalecimento da rede de atendimento às pessoas em situação de rua. A proposta busca reunir diferentes setores da administração pública e instituições parceiras para construir estratégias conjuntas que ampliem o acesso aos serviços e promovam a inclusão social desse público.
O projeto será desenvolvido por meio de reuniões e articulações entre os diversos atores da rede de proteção, como as áreas de Saúde e Assistência Social, além de parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O objetivo é fortalecer os serviços já existentes, ampliar o alcance das ações e construir novas possibilidades de atendimento, incluindo iniciativas voltadas à inserção no mercado de trabalho.
Atualmente, equipes do CREAS e da Atenção Primária à Saúde já realizam abordagens semanais no município, contando com a participação de assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros e dentistas, e o apoio da polícia militar. O trabalho busca identificar demandas, oferecer orientações e facilitar o acesso da população em situação de rua aos serviços públicos. A expectativa é que, com o projeto, essas ações sejam ainda mais integradas e alcancem um número maior de pessoas.
Outra frente da iniciativa será o fortalecimento das atividades de acompanhamento realizadas pelo CREAS, como grupos de convivência e ações socioeducativas, buscando incentivar a participação dos usuários e promover o resgate de vínculos sociais, o exercício da cidadania e a construção de autonomia.
Além do atendimento direto, o projeto também pretende conscientizar a população sobre os direitos das pessoas em situação de rua e orientar a comunidade sobre a importância de acionar a rede de assistência sempre que identificar alguém precisando de acolhimento.
_“O nosso intuito com essa campanha é orientar a população sobre os direitos da pessoa em situação de rua. Muitas pessoas acreditam que elas não têm acesso a serviços ou benefícios, e queremos mostrar que existe uma rede preparada para acolher, orientar e acompanhar esses usuários. Sempre que alguém encontrar uma pessoa nessa situação, pode encaminhá-la ao CREAS, onde ela poderá receber o atendimento, a orientação e os encaminhamentos necessários de forma adequada, respeitosa e humanizada, conforme suas necessidades. Assim, garantimos que essa pessoa tenha acesso à rede de proteção social e aos seus direitos”,_ explica a coordenadora do CREAS, Patrícia Nogueira Oliveira.
Ainda segundo a coordenadora do CREAS, o projeto “Dignidade Humana” visa construir uma rede cada vez mais integrada, humanizada e eficiente, capaz de promover o acesso aos direitos, ampliar oportunidades e contribuir para a garantia da dignidade das pessoas em situação de rua.