Ir para o conteúdo

Prefeitura de Carmo do Cajuru e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
JUN
19
19 JUN 2026
ASSISTÊNCIA SOCIAL
54 visualizações
Carmo do Cajuru realiza 1º Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil e reforça rede de proteção à infância
receba notícias
O trabalho infantil é aquele que tira a liberdade, o tempo de estudar e a dignidade da criança.

Uma infância interrompida pelo trabalho precoce pode deixar marcas profundas e comprometer o desenvolvimento pleno na vida adulta. Com o objetivo de enfrentar essa realidade e fortalecer a rede de proteção à infância, a Prefeitura de Carmo do Cajuru, por meio da Secretaria de Promoção Social e Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira, dia 19, o 1º Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil.

 

O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu profissionais de diversas áreas, lideranças locais, crianças e adolescentes, promovendo um espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva de estratégias para a prevenção e o enfrentamento do trabalho infantil.

 

Durante a abertura oficial do seminário, a secretária municipal de Promoção Social, Cristiane Epifânio, destacou a importância de respeitar cada etapa do desenvolvimento infantojuvenil.

 

“Na nossa vida, tudo é um processo. Se pulamos etapas, o resultado lá na frente é prejudicado. É como fazer um bolo: precisamos dos ingredientes certos e do passo a passo correto, porque se esquecermos algo, o bolo não cresce. Assim é o ser humano. Se a criança pula a infância, que tipo de adulto ela vai se tornar? Precisamos deixar claro que ajudar em tarefas domésticas leves em casa não é trabalho infantil. O trabalho infantil é aquele que tira a liberdade, o tempo de estudar e a dignidade da criança.”

 

O seminário também contou com importantes contribuições das equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, que apresentaram reflexões sobre o papel fundamental da escola, da família e dos serviços de saúde na identificação precoce de situações de vulnerabilidade e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. As falas reforçaram a necessidade de uma atuação integrada entre os diversos setores para prevenir violações e assegurar oportunidades de desenvolvimento saudável.

 

Outro destaque da programação foi a palestra ministrada pelo advogado Dr. Alexandro Bernardes, especialista em Direito da Criança e do Adolescente. De forma técnica, acessível e esclarecedora, o palestrante abordou os aspectos jurídicos relacionados ao trabalho infantil, os mecanismos de proteção previstos na legislação brasileira e a responsabilidade compartilhada da sociedade na promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência.

 

A participação do público reforçou a relevância do tema e evidenciou que a proteção de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo. Mais do que uma discussão institucional, trata-se de um pacto social baseado na empatia, na responsabilidade e na garantia de direitos fundamentais para um desenvolvimento saudável, seguro e digno.

 

O 1º Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil marcou o encerramento de uma série de ações socioeducativas e dinâmicas interativas realizadas ao longo da semana anterior com grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CREAS e de outros equipamentos da rede de proteção social do município.

 

As atividades integraram a mobilização do Junho Vermelho, campanha mundial de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil, fortalecendo o debate e a sensibilização da comunidade sobre a importância de garantir às crianças o direito de viver plenamente a sua infância.

Seta