Ir para o conteúdo

Prefeitura de Carmo do Cajuru e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
JUN
19
19 JUN 2026
ASSISTÊNCIA SOCIAL
42 visualizações
Carmo do Cajuru promove ações de conscientização em preparação ao 1º Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil
receba notícias
Como parte da preparação para o 1º Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Carmo do Cajuru, realizou uma série de atividades de conscientização com crianças e adolescentes atendidos pelo município. As ações ocorreram na Casa do Menor Dona Hortência, na entidade Cordeiro de Deus e junto ao grupo de jovens da comunidade de Santo Antônio da Serra.

Por meio de oficinas, dinâmicas educativas e atividades recreativas, os participantes foram incentivados a refletir sobre os direitos da criança e do adolescente, além da importância da proteção integral da infância. A proposta foi integrar o debate sobre o combate ao trabalho infantil à rotina dos jovens, de forma lúdica e participativa.

Durante os encontros, as crianças e adolescentes também confeccionaram o tradicional cata-vento de cinco pontas coloridas, símbolo nacional da luta contra o trabalho infantil. O emblema representa a alegria, o brincar, a liberdade e as oportunidades que devem fazer parte do desenvolvimento de toda criança.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Promoção Social e Defesa Civil e integra as ações de mobilização para o seminário, buscando sensibilizar a sociedade, fortalecer a rede de proteção e ampliar o debate sobre a erradicação do trabalho infantil no município.

O 1º Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil será realizado nesta sexta-feira, 19 de junho, das 8h30 às 11h, no plenário da Câmara Municipal. O encontro reunirá representantes do poder público, profissionais da rede de proteção, lideranças comunitárias e a sociedade civil para discutir estratégias de prevenção, enfrentamento e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo a Secretaria de Promoção Social e Defesa Civil, a iniciativa, aliada a outras como as que vêm sendo desenvolvidas pelo CREAS, tem como objetivo fortalecer a proteção da infância, garantindo que crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao lazer, à convivência familiar e comunitária e às oportunidades necessárias para um desenvolvimento saudável, seguro e pleno.
Seta