A mobilização do Maio Laranja reuniu dezenas de pessoas no último sábado, 23, em Carmo do Cajuru, em um ato público de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Promovida pela Secretaria de Promoção Social, a caminhada percorreu a Rua Tiradentes ao som de batuques, fanfarras e manifestações culturais, reforçando a importância da proteção à infância e do enfrentamento à violência.
A passeata teve início na Praça da Estação e seguiu até a Praça da Prefeitura, reunindo moradores, estudantes, autoridades públicas e representantes da sociedade civil em uma corrente de conscientização e cuidado. No encerramento, o público acompanhou apresentações de dança e música realizadas por participantes do evento.
Durante a mobilização, a secretária de Promoção Social e Defesa Civil, Cristine Epifânio, destacou a necessidade do compromisso coletivo na proteção das crianças e adolescentes.
“Precisamos conscientizar os adultos e preservar a infância das crianças, para que elas possam viver essa fase plenamente. É dever de todos respeitar, proteger e garantir que seus direitos e sua inocência jamais sejam violados”, afirmou.
A caminhada marcou o encerramento de uma série de ações desenvolvidas ao longo da semana no município dentro da campanha Maio Laranja. Técnicos do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar realizaram atividades educativas e de conscientização nas escolas estaduais e municipais, levando orientações sobre prevenção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Também foram desenvolvido trabalhos de conscientização com as crianças nas instituições Associação Cordeiro de Deus e da Casa do Menor Dona Hortência quem também contou com a participação dos colaboradores. Paralelamente, técnicos do município participaram, em Belo Horizonte, da oficina estadual “Família Acolhedora: Construindo Caminhos para o Direito à Convivência Familiar”, voltada ao fortalecimento das políticas públicas de acolhimento e proteção social.