O número de casos confirmados representa uma redução em relação aos meses anteriores. Em março, o município contabilizou 17 casos positivos e, em abril, 24 confirmações.
A Vigilância em Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico da Dengue referente ao período de 1º a 30 de junho de 2026. Os dados apontam uma redução no número de casos confirmados da doença no município, reflexo das ações intensificadas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Apesar da melhora nos indicadores, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população deve manter os cuidados para eliminar possíveis criadouros do vetor.
Durante o mês de junho, foram registradas 81 notificações de casos suspeitos de dengue. Desse total, 59 foram descartadas, 11 tiveram confirmação laboratorial e outras 11 permanecem em investigação. O número de casos confirmados representa uma redução em relação aos meses anteriores. Em março, o município contabilizou 17 casos positivos e, em abril, 24 confirmações.
A Prefeitura de Carmo do Cajuru vem intensificando as frentes de enfrentamento ao Aedes aegypti. No início de junho, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses se reuniu para definir novas estratégias de combate à doença. Entre as medidas adotadas estão a ampliação dos mutirões de limpeza, o bloqueio do mosquito nos bairros com maior incidência de casos, o reforço das visitas domiciliares pelos agentes de endemias e o acompanhamento contínuo dos pacientes notificados.
O trabalho de conscientização também foi levado às escolas por meio de atividades educativas e lúdicas com os estudantes, como as ações realizadas em São José dos Salgados, buscando estimular a prevenção desde a infância.
Paralelamente, a Prefeitura mantém os serviços diários de capina e recolhimento de entulhos por meio da Operação Bota-Fora. A fiscalização de lotes vagos e sujos também foi intensificada. Com base na Lei Complementar nº 149/2025, o prazo para limpeza dos terrenos foi reduzido de 30 para 15 dias corridos. Os proprietários que não cumprirem a determinação estarão sujeitos à aplicação de multa, inscrição na dívida ativa e cobrança dos custos caso a limpeza seja executada pelo município.
Apesar dos avanços registrados, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o combate ao Aedes aegypti depende da participação de toda a população. A recomendação é vistoriar regularmente quintais, eliminar recipientes que possam acumular água e comunicar às autoridades a existência de possíveis criadouros.
A Secretaria também orienta os moradores a ficarem atentos aos sintomas da dengue, que incluem *febre alta de início repentino, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, além de manchas vermelhas pelo corpo*. Ao apresentar qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber avaliação médica, confirmação do diagnóstico e o tratamento adequado.