Na manhã desta terça-feira, 30, Carmo do Cajuru deu mais um passo em direção à sustentabilidade e à preservação dos recursos hídricos. O diretor do SAAE, Cloves Rabelo, e a superintendente de Meio Ambiente, Jéssica Bolina, participaram de uma reunião com a professora doutora Beatriz Alves Ferreira, da Universidade Federal de São João del-Rei, e a bolsista Ana Laura Campos para alinhar os detalhes da implantação do programa de extensão “Água em Foco – Uso Racional da Água, Água Potável e Tecnologias Sociais em Saneamento Rural” no município.
A iniciativa tem como objetivo aproximar o conhecimento científico da comunidade, promovendo a conscientização ambiental, o uso responsável da água e o fortalecimento das ações de saneamento básico, com atenção especial às áreas rurais. Entre as atividades previstas estão o monitoramento da qualidade da água por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, ações de educação ambiental em escolas e comunidades, oficinas sobre consumo consciente, implantação piloto de sistemas de saneamento ecológico e produção de materiais educativos.
Inicialmente, as ações serão desenvolvidas nas comunidades de Bom Jesus de Angicos, Jacarandá e Olhos d’Água de Angicos, além de contemplarem escolas e outros pontos estratégicos do município. A proposta busca integrar universidade, poder público e população na construção de soluções sustentáveis que contribuam para a melhoria da qualidade da água, da saúde pública e da preservação ambiental.
A parceria entre a Prefeitura de Carmo do Cajuru, o SAAE e a UFSJ representa um importante avanço para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à gestão dos recursos hídricos, ao saneamento rural e à educação ambiental. A iniciativa acentua o compromisso de Carmo do Cajuru com o desenvolvimento sustentável, levando conhecimento, tecnologia e ações práticas para melhorar a qualidade de vida da população e preservar os recursos naturais para as futuras gerações.