A culinária é uma expressão viva da cultura, do afeto e das tradições que unem as pessoas ao redor da mesa. Com o objetivo de valorizar a identidade local, estimular o turismo e movimentar a economia do município, a Prefeitura de Carmo do Cajuru definiu, por meio do Decreto Municipal nº 2.018/2026, as diretrizes para a realização do Circuito Gastronômico 2026.
A programação terá início no dia 18 de julho, na Praça da Igreja do Líbano, com funcionamento das 11h às 23h. Em seguida, o circuito seguirá para os distritos e comunidades rurais do município. Nos dias 21 e 22 de agosto, o evento será realizado na Comunidade de Ribeiros. Já nos dias 25 e 26 de setembro, será a vez de São José dos Salgados receber a iniciativa.
Em cada etapa, moradores e visitantes poderão desfrutar do melhor da culinária regional, além de uma programação diversificada com shows musicais, apresentações artísticas, Área Kids com playground e espaços destinados à comercialização de chopp artesanal.
“O projeto foi pensado para levar entretenimento de qualidade às famílias, valorizar os saberes culinários de cada comunidade e dar visibilidade aos talentos locais por meio de apresentações culturais e shows musicais”, destaca o prefeito Vinícius Camargos.
Os comerciantes interessados em participar do circuito deverão realizar o credenciamento junto à Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos até cinco dias antes da realização de cada etapa. Para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos serviços oferecidos, as barracas passarão por fiscalização da Vigilância Sanitária e dos fiscais de postura. Também será proibida a comercialização simultânea de alimentos e chopp em um mesmo ponto de venda. Todas as estruturas serão padronizadas pela organização do evento.
A promoção de um ambiente seguro e acolhedor para as famílias é um dos pilares do Circuito Gastronômico 2026. Para isso, o Departamento de Mobilidade Urbana realizará a interdição das vias necessárias com antecedência mínima de quatro horas antes do início das atividades.
As ações de segurança serão coordenadas pelas Polícias Civil e Militar, com apoio de brigadistas e seguranças particulares. O decreto também proíbe a utilização de som automotivo, a circulação de garrafas e copos de vidro, o uso de espetos de churrasco, fogos de artifício e a atuação de ambulantes não autorizados.
O Decreto Municipal nº 2.018/2026, que regulamenta a realização do Circuito Gastronômico 2026, está disponível para consulta no documento em PDF anexo a esta publicação.