A Prefeitura de Carmo do Cajuru, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará, no sábado e domingo, dias 16 e 17, a primeira etapa do programa de esterilização gratuita de cães e gatos em 2026.
A ação acontecerá no galpão da AMOVEC, ao lado do Parque de Exposições. Os atendimentos terão início às 7h, sem necessidade de inscrição prévia.
Nesta etapa inicial, serão atendidos até 200 animais, com a realização de 100 procedimentos por dia. O atendimento será por ordem de chegada, sendo que os gatos serão atendidos antes dos cães.
Para participar, os animais devem atender aos critérios estabelecidos: ter entre seis meses e oito anos de idade, pesar entre 3 kg e 30 kg e estar em jejum de água e comida por oito horas. Animais obesos e/ou braquicefálicos — caracterizados pelo focinho curto — não poderão ser submetidos ao procedimento.
O uso de cone (colar elizabetano) é obrigatório. Os tutores também deverão apresentar documento com foto, CPF e comprovante de endereço em seu nome. Para os gatos, recomenda-se o transporte em caixa apropriada.
A iniciativa faz parte do planejamento anual do município, que prevê outras duas etapas ao longo de 2026. O objetivo é contribuir para o controle populacional de cães e gatos, além de promover a saúde pública e o bem-estar animal.