A mobilização destaca o papel da Atenção Primária como porta de entrada ao sistema de saúde pública, garantindo atendimento humanizado, orientação e acompanhamento contínuo da saúde da mulher em todas as fases da vida.
A Secretaria de Saúde de Carmo do Cajuru, por meio da Atenção Primária, promove ao longo do mês de março uma programação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher. As ações serão realizadas nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade e também na zona rural e distritos, reforçando o compromisso com o cuidado integral, a prevenção e a valorização das mulheres cajuruenses.
A mobilização destaca o papel da Atenção Primária como porta de entrada ao sistema de saúde pública, garantindo atendimento humanizado, orientação e acompanhamento contínuo da saúde da mulher em todas as fases da vida.
As atividades incluem atendimentos preventivos, rodas de conversa, práticas integrativas, atividades físicas, momentos de acolhimento e integração comunitária, ampliando o acesso aos serviços e fortalecendo o vínculo entre equipes de saúde e população.
Confira a programação completa:
ESF Angicos
05/03 | 16h às 19h
- Testes rápidos para ISTs
- Orientações sobre alimentação saudável
- Autocuidado e exame das mamas
- Ações de saúde bucal
- Aferição de pressão arterial
Região Santo Antônio da Serra (SAS) – Zona Rural
06/03 – 13h | Santo Antônio da Serra
18/03 – 13h | Estivas
23/03 – 9h | Ribeiros
Ações voltadas à saúde, prevenção e valorização da mulher
ESF Nossa Senhora do Carmo
09/03 | a partir de 16h30
- 16h30 – Técnica de relaxamento
- 17h00 – Roda de conversa (CREAS): “Mulheres, Superação e Resistência”
- 18h00 – Treinão funcional
- 18h30 – Roda de conversa com sexóloga
ESF Cidade Nova II
16/03 | 13h
- Oficina de cerâmica
- Roda de conversa
18/03 | 14h
- Bingo da mulher
- Sorteio de brindes
19/03 | 13h30 (com participação do CRAS – realização de Roda de Convera sobre a Violência Contra a mulher)
- Escalda-pés
- Aromaterapia
- Auriculoterapia
- Demonstração de Yoga
- Lanche comunitário todos os dias
ESF Bonfim
25/03 | 8h
- Palestra temática
- Testes rápidos para ISTs
- Orientações em saúde
- Coleta de preventivo
- Participação do CREAS
ESF Centro
28/03 | 8h às 12h
- Massagem relaxante
- Roda de conversa
- Brindes e lanche
- Coleta de preventivo
- Assistência social (CREAS)
- Avaliação odontológica
ESF São Luís
10/03 | 8h30
- Roda de conversa: “Quem cuida de mim?”
- Auriculoterapia
- Brindes
- Lanche especial
ESF Alvorada
31/03 | 13h
- Massagem relaxante
- Roda de conversa
- Coleta de preventivo
- Solicitação de mamografia
- Auriculoterapia
- Assistência social (CREAS)
- Bingo
- Lanche coletivo
- Música ao vivo
- Sessão de automaquiagem
A Secretaria de Saúde reforça que todas as ações são gratuitas e abertas ao público feminino. As interessadas devem procurar sua unidade de referência para mais informações.
Cuidar da saúde é um ato de amor-próprio. Valorizar a mulher é fortalecer toda a sociedade.