Pais e responsáveis devem ficar atentos ao prazo de inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) para o ano letivo de 2027. O período de cadastro será de 20 de outubro a 13 de novembro de 2026, por meio do endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O SUCEM organiza o cadastro e o encaminhamento de estudantes para vagas nas redes públicas municipal e estadual de ensino. O procedimento é destinado às crianças que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes que estão no 5º ano e ingressarão no 6º ano da rede estadual.
Para ingresso no 1º ano em 2027, a criança deverá completar 6 anos até 31 de março de 2027.
Os resultados da alocação dos estudantes serão divulgados em 15 de dezembro de 2026. As matrículas nas escolas municipais terão início a partir de 16 de dezembro, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação.
Pais ou responsáveis que não tiverem acesso à internet ou encontrarem dificuldades para realizar a inscrição poderão procurar uma escola municipal ou estadual ou a Secretaria Municipal de Educação de Carmo do Cajuru para receber orientação e auxílio durante o processo.









