“ ” 30% das obras do Programa de Conservação Ambiental já foram concluídas
CBH RIO PARÁ AVANÇA OBRAS NO MUNICÍPIO
30% das obras do Programa de Conservação Ambiental já foram concluídas. Ao todo, serão investidos cerca de 2 milhões de reais em intervenções.
As obras na microbacia do Sapé estão em andamento em várias localidades, com foco atual nas comunidades de Serrinha, Santo Antônio da Serra e Olhos d'Água. Uma das ações mais importantes é o cercamento de nascentes, ribeirões e áreas de preservação. Até agora, 15 mil dos 40 mil metros de cercas planejadas já foram instalados.
A empresa Embaúba Ambiental, contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Pará, é responsável pela execução dessas obras em nosso município. Após catalogar 80 propriedades da região e realizar levantamentos técnicos, 75 foram selecionadas para receber as intervenções. Já foram instaladas 109 barraginhas na microbacia do Sapé, estruturas que ajudam a represar a água da chuva, evitando erosões e promovendo a infiltração da água no solo, o que beneficia o lençol freático, segundo Elton Ribeiro Mileib, responsável técnico da empresa.
Vários produtores estão sendo beneficiados pelo programa, como o Sr. Francisco Rabelo, que diz estar satisfeito com o apoio que está recebendo. Em sua propriedade, a equipe do CBH do Rio Pará implementou um biodigestor e um círculo de bananeiras para tratar dejetos e evitar a poluição do córrego local.
Dos 11 biodigestores financiados pelo programa, cinco já estão em funcionamento, e os outros serão instalados em breve. Os biodigestores tratam biologicamente os dejetos produzidos nos banheiros, utilizando microrganismos específicos, em vez de armazená-los em fossas.
Os círculos de bananeiras têm sido outra implantação importante nas propriedades. Eles recebem a água da pia que cai na caixa de gordura e depois é levada para um buraco feito no solo. Essas "caixas" são preenchidas com matéria orgânica, que ajuda a filtrar a água no solo, explica Gabriela Barbosa, gerente de projetos da empresa.
Além de Carmo do Cajuru, o programa beneficiará outros municípios, como Cláudio e Pompéu. Em Carmo do Cajuru, a prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, acompanha de perto o andamento das obras. "Estou muito satisfeita com o progresso. Tudo está bem encaminhado. Os produtores estão felizes, e temos certeza de que isso trará muitos ganhos ambientais para toda a região", afirma Jéssica Bolina, superintendente de meio ambiente de Carmo do Cajuru.